Sanex

No MT colheita de soja segue lenta

[:pb]

Em Mato Grosso, o ritmo da colheita da soja 2017/2018 está mais lento em relação à safra passada. As chuvas em janeiro dificultaram a entrada das máquinas e o avanço dos trabalhos. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), até o dia 26 de janeiro, 12,3% da área havia sido colhida no estado, frente aos 16,2% neste mesmo período do ciclo passado. A área semeada com soja cresceu 0,2% no estado em 2017/2018, em relação à safra passada. A produtividade, porém, deverá ser 2,3% menor, em função do clima menos favorável. Com isso, a produção está estimada em 30,6 milhões de toneladas, 2,1% menos que o colhido anteriormente.

Com relação ao milho de segunda safra, na média do estado, a semeadura atingiu 7,1% da área prevista em 2017/2018, frente aos 10,2% no mesmo período da safra passada. Os atrasos na colheita da soja têm refletido no andamento dos trabalhos com o milho de segunda safra.

Espera-se que a produtividade das lavouras caia 9,4% no estado, em relação à safra de 2016/17 e haja redução de 10,3% na área plantada. Com isso, a produção está estimada em 4,4 milhões de toneladas, 18,7% menos que o colhido na safra passada.

No Paraná, até o dia 29 de janeiro, segundo informações do Departamento de Economia Rural (Deral), a colheita da soja 2017/2018 não tinha começado e apenas 1,0% da área prevista com milho de segunda safra havia sido semeada no estado.

Para os primeiros dias de fevereiro estão previstas chuvas no Brasil Central e boa parte das regiões Norte e Nordeste do país. Em Mato Grosso e Goiás os volumes podem chegar a 100-150 milímetros entre os dias 1 e 9 de fevereiro. Ou seja, a preocupação com o a colheita continua. No Paraná, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul as chuvas deverão ocorrer em menores volumes, entre 10 e 30 milímetros no acumulado do mesmo período. Com isso, espera-se que a colheita avance nestas regiões.

Fonte: Scot Consultoria

[:]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.