Sanex

Simpósio abordará a relação da água com as pandemias e a resistência aos antimicrobianos

A crise hídrica mundial já está próxima de se tornar realidade e vem trazendo grandes desafios para a humanidade, afinal, o surgimento de pandemias, queimadas e bactérias multirresistentes está diretamente relacionado à má gestão da água e do ecossistema. Com o objetivo de estudar estratégias que possam evitar ou amenizar esses problemas, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) e o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) realizam, nos dias 3 e 4 de novembro, o II Simpósio Internacional de Saúde Única e o IV Simpósio Paranaense de Saúde Única, com o tema “Água: o sangue da Terra”.

“A água é realmente o sangue da Terra, é ela que abastece e mantém o equilíbrio de todo o ecossistema. Somente com sustentabilidade e a redução de resíduos na água conseguiremos manter a saúde humana e animal”, alerta Cláudia Pimpão, presidente da Comissão de Saúde Única do CRMV-PR, organizadora do evento.

A iniciativa integra a campanha nacional do Sistema CFMV/CRMVs do Dia do Médico-Veterinário, que valoriza a atuação profissional na saúde dos animais, do meio ambiente e dos seres humanos. Serão dois dias de evento – on-line e gratuito – com 11 palestras ministradas por pesquisadores e especialistas de universidades renomadas mundialmente.

Para Rodrigo Mira, presidente do CRMV-PR, o simpósio se torna ainda mais relevante ao unir problemas atuais com a atuação dos médicos-veterinários e a crescente inserção profissional na saúde pública. “Em um ano da história contemporânea em que a saúde pública sofreu inúmeros questionamentos e transformações, a Medicina Veterinária se apresentou como protagonista, alavancando e fortalecendo ainda mais o conceito de saúde única”, destaca.

Programação

Na palestra magna, Jake O’Brien, da Aliança para Ciências da Saúde Ambiental de Queensland (Austrália), abordará o papel que a análise de águas residuais teria na luta contra a resistência aos antimicrobianos (AMR, na sigla em inglês). Ainda no primeiro dia, no módulo “Simplesmente água”, será apresentada a correlação da água com a gestão dos grandes centros urbanos e a importância da sustentabilidade.

A AMR abrirá o segundo dia de simpósio, abordando o impacto que o uso irracional de antibióticos tem causado ao meio ambiente e como isso afeta diretamente a saúde humana. Para finalizar, será esclarecido como surgem as pandemias e como a sociedade pode estar mais preparada para enfrentar novas zoonoses no futuro.

Lançamento do Guia de Bolso de Leishmaniose Visceral

O Guia de Bolso de Leishmaniose Visceral, que será lançado pelo CFMV durante o seminário, visa municiar os médicos-veterinários e demais profissionais de saúde com informações técnicas sobre a doença. A publicação aborda desde os aspectos clínicos no cão e no ser humano às ações de vigilância, prevenção e controle, e tem o objetivo de uniformizar o conhecimento sobre essa grave zoonose por meio de uma visão de saúde única.

Inscrição

O simpósio é gratuito e aberto a acadêmicos e profissionais de todas as áreas. Para conferir a programação e se inscrever, acesse o link de cada módulo:

Palestra Magna – 3 de novembro, às 8h30

Simplesmente Água – 3 de novembro, às 14h

Resistência aos Antimicrobianos (AMR) e suas Interfaces – 4 de novembro, às 9h

Pandemias – Ontem, Hoje e Amanhã – 4 de novembro, às 14h

Fonte: Site CRMV-PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.