Sanex

Pintos de corte: evolução quinquenal da produção nos últimos 10 anos

[:pb]Comparativamente ao mesmo período de 2009, a produção brasileira de pintos de corte dos oito primeiros meses de 2019 aumentou quase 18%. Notar, porém, que a maior parte da expansão observada se concentrou na primeira metade desse período. Assim, de 2009 para 2014 houve um incremento de 13%, enquanto no quinquênio seguinte (2014 para 2019) o aumento não foi muito além dos 4%.

Nesse processo, nem todas as Regiões do País apresentaram crescimento. Caso, específico do Sudeste, que chega a 2019 com um volume de pintos de corte 9% menor que o de 2009. E, neste caso, o recuo do Sudeste ocorreu exatamente quando a produção mais crescia. No quinquênio seguinte o Sudeste voltou a expandir-se (+3,5%), mas não o suficiente para evitar o retrocesso registrado na década.

O Nordeste também apresentou redução na primeira metade da corrente década. Mas de apenas 1%. E como, na segunda metade, registrou expansão de 2,5%, o incremento decenal da produção local ficou próximo de 1,5%.

Mas a Região que apresentou maior crescimento entre 2009 e 2014 foi o Centro-Oeste, perto de 75% de incremento. Porém, no quinquênio seguinte a produção do Centro-Oeste retrocedeu, fazendo com que sua expansão decenal ficasse em 68,5%.

Considerada a participação de cada Região na produção nacional, quem mais perdeu, naturalmente, foi o Sudeste: sua participação, da ordem de 24% do total em 2009, caiu para apenas 18% neste ano. Acompanhou o Sudeste, mas com uma queda de participação significativamente menor (1 ponto percentual a menos), a Região Nordeste.

Assim, tiveram a participação ampliada a Região Norte – de 1% para 2% do total , a Região Sul – de 56% para 58% do total e, principalmente, o Centro-Oeste, cuja participação passou de 10% para 14%.

20191003_grafico_2

Fonte: Avisite[:]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.