Sanex

Qualidade, distribuição e monitoria da água são pontos importantes na sua granja?

[:pb]Sócio-fundador da Sanex, Marcelo Huber, chama atenção para este assunto. Segundo ele, o tema é conhecido, mas ainda é tratado com pouca atenção na produção animal e precisa ganhar mais visibilidade 

Atualmente, a produção animal, especialmente os setores de aves e suínos, possuem tecnologias de ponta nas áreas de genética, ambiência, nutrição, equipamentos, etc. Mas, apesar desse amplo pacote tecnológico, um fator que ainda não ganha a devida atenção no dia a dia dos sistemas de produção é a água como alimento: “Por incrível que pareça, ela não recebe o mesmo nível de cuidado que outras áreas”, inicia o sócio-fundador da Sanex, Marcelo Huber.

Nesse recorte, a preocupação com o tema não deve ser apenas centrada na importância do consumo e qualidade nutricional e sanitária, mas também no comprometimento com a correta distribuição, monitoramento do consumo e preservação dessa água: “São detalhes extremamente importantes na produção”, enfatiza Marcelo.

Sendo assim, conhecer a qualidade da água do ponto de vista de potabilidade, pH e alcalinidade, por exemplo, é um passo importante, pois esses fatores interferem diretamente no consumo de água do animal e na própria capacidade dessa água ajudar ou prejudicar a produtividade. Por este motivo, explica Marcelo, é necessário conhecer o que está sendo oferecido aos animais, por meio de uma análise físico-química em diferentes pontos do sistema de produção.

Além disso, ele destaca, é preciso ter uma estrutura de distribuição adequada nas granjas. Por exemplo, ainda é comum observarmos granjas que não possuem caixas d’água dedicadas a cada categoria animal ou núcleo de produção, esta deficiência impede a monitoria adequada do consumo de água e da utilização de tecnologias via água de bebida. “A água não é só fonte de reidratação e alimento, mas também um importante veículo para distribuição de aditivos nutricionais e sanitários e, portanto, é fundamental ter uma estrutura para oferecer a água de maneira adequada”, enfatiza.

Destacando que além dessa correta distribuição, monitorar o consumo de água é imprescindível. Na prática, para cada categoria animal é recomendado que se tenha um hidrômetro para medir a quantidade utilizada: “Se essa monitoria é realizada de maneira disciplinada e rigorosa, o produtor consegue perceber com antecedência quando um determinado lote terá problemas, pois questões sanitárias, ou algum outro tipo de desafio, afetam o consumo de água dos animais”, reforça Marcelo, e continua: “Alteração no consumo de água é um sinal que acontece antes de aparecer o problema”.

E, portanto, ele frisa, a partir dessa ação os profissionais conseguem intervir mais rápido, fazendo com que as perdas de produtividade e riscos sanitários sejam reduzidos: “Muitas vezes o produtor acaba esquecendo desses detalhes, então é preciso fazer as seguintes perguntas: Qual a qualidade da água que estou oferecendo aos animais? A quantidade consumida está sendo adequada? É possível utilizar tecnologias via água para cada categoria ou núcleo?

Segundo Marcelo, o fato de não darmos atenção especial a água oferecida aos animais – qualidade ou quantidade insuficientes –, impacta diretamente a saúde, produtividade e bem-estar das espécies: “Os animais reduzem o bem-estar, consomem menos ração, reduzem o desempenho zootécnico e tornam-se mais suscetíveis as enfermidades”.

Como mensagem final, Marcelo salienta sobre a importância de uma atenção especial em relação ao tema, pois a partir do momento que há uma melhor organização dessas questões, o produtor consegue utilizar os benefícios da água de uma maneira muito mais tecnológica e sustentável: “A água é uma ferramenta fundamental de aumento da produção animal e, portanto, é preciso utilizá-la como uma estratégia tecnológica para incremento da produtividade”, finaliza.

Fonte: feed&food – Por Valeria Campos

www.revistafeedfood.com.br/pub/curuca/?numero=163&edicao=11471#page/18

 [:]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.