Sanex

8º Fórum Mundial da Água debate uso sustentável do recurso na suinocultura

[:pb]Representantes de diversos segmentos do mundo inteiro estiveram reunidos em Brasília (DF) para dialogar sobre o uso racional e responsável da água. A suinocultura é um dos temas debatidos no 8º Fórum Mundial da Água, que fez da capital do país o núcleo de discussões sobre a prática sustentável em relação a este recurso. A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), participou no dia 22, Dia Mundial da Água, do estande da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para falar sobre reserva e tratamento de água na produção de suínos.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, elogia a iniciativa da CNA de apresentar a modernidade da agricultura e pecuária brasileira e ressalta que fazer da carne suína brasileira um produto sustentável é um compromisso constante do setor. “A ABCS não poderia ficar de fora deste evento de tamanha relevância para o agronegócio, visto que a suinocultura brasileira é comprometida com o uso correto de água nas granjas e a preservação deste recurso natural. Essa é a chance que nós temos de repercutir a mensagem mundialmente e mostrar o resultado de uma produção inteligente que é parte da solução que o mundo está buscando”.

Ao longo do dia, foram realizadas três apresentações que contaram com a participação de mais de 150 pessoas. Em seguida, o consultor da ABCS, chef André Rabelo, preparou um momento de degustação para o público do evento com uma receita de copa lombo com batatas a fim de mostrar que a carne suína brasileira, além de sustentável, é também prática e muito saborosa. As apresentações aconteceram durante a EXPO em uma enorme estrutura montada no estacionamento do estádio Mané Garrincha.

Bruna Kassama, analista de estatística e mercado da ABPA, falou sobre a pegada hídrica dos suínos, que é o impacto causado pela atividade no que diz respeito à água. Ela destacou ainda a importância de as empresas avaliarem os riscos hídricos, bem como suas oportunidades e utilização estratégica. “Essa questão da pegada é só uma medição para análise de risco, um primeiro passo para a agroindústria entender como ela pode melhorar o seu processo produtivo. E eu espero que as empresas possam se dedicar em relação à sustentabilidade, pois é o meio ambiente que nos gera tantos recursos para a produção animal”.

A participante Selma Viana de Aquino, que trabalha na área licenciamento ambiental de propriedade rural em Rondônia e é admiradora da carne suína, acredita na importância de manter o sistema produtivo sustentável. “Nós vimos aqui que, com a pegada verde, essa água pode ser aproveitada de diversas formas, graças à ciência e à tecnologia. Lá no meu estado, já estamos preocupados com isso, pois a produção animal consome muita água. Com o suíno já dá para planejar melhor o uso e o reuso, o que é uma vantagem. Sem falar que resulta num produto que vale a pena, numa carne saborosa, a qual eu sou fã, inclusive”.

A parceria da ABCS e ABPA junto à CNA teve como propósito mostrar a sustentabilidade dentro das propriedades rurais e destacar que o produtor sabe a importância da sua atuação em produzir com melhor desenvolvimento da água e seus resultados econômicos positivos dentro da cadeia.

O Fórum é uma iniciativa do Conselho Mundial da Água e tem como objetivo fomentar o diálogo do processo decisório sobre o uso racional e sustentável deste recurso a nível global. O evento foi realizado de 18 a 23 de março.

Fonte: Site ABCS[:]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.