Sanex

Exportadores de aves e suínos fazem campanha publicitária na Coreia

[:pb]Foto: Publicidade de frango brasileiro em estação de metrô /Divulgação ABPA

Estações de metrô e terminais de ônibus de Seul, capital da Coreia do Sul, estão tomados por publicidade de carnes de aves e suínos de exportadores brasileiros. Vai até o dia 28 de julho uma grande campanha de imagem no país, exaltando atributos das carnes de aves e de suínos made in Brazil.

De acordo com a Embaixada Brasileira em Seul, esta é a maior ação de imagem já realizada para produtos brasileiros no mercado sul-coreano. As informações foram divulgadas pela assessoria da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).

São 362 telas espalhadas pelas 17 mais movimentadas estações de metrô e terminais de ônibus da capital sul-coreana. É o caso da famosa Gangnam Station – bairro conhecido pelo clipe viral Gangnam Style, de Psy.

A ação é da própria ABPA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Embaixada Brasileira em Seul.

Além da comunicação visual, a estratégia da campanha inclui impulsionamento em redes sociais, como Facebook e Instagram, direcionada para a população de Seul.

“A interação virtual com as comunicações instaladas nas estações de trem e ônibus buscará integrar o público às nossas plataformas virtuais, reforçando os atributos que diferenciam nossos produtos no mercado internacional. Já somos líderes isolados entre os exportadores de carne de frango para esse mercado, e agora queremos reforçar, também, nossa posição em carne suína”, analisa a gerente de marketing da ABPA, Isis Sardella.

Importância do mercado sul-coreano para as carnes de aves e suínos do Brasil

O Brasil é o principal fornecedor externo de carne de aves para os sul-coreanos, representando cerca de 80% de tudo o que é importado pelo país asiático. Em volume, isto representa um total de 127,4 mil toneladas de produtos avícolas brasileiros em 2020, gerando receita de US$ 196,6 milhões. A Coreia do Sul é a 8° maior importadora de carne de frango do Brasil.

No caso de suínos, a ABPA entende que há um importante potencial a ser explorado, daí a campanha incluir essa produção também. Com 570 mil toneladas importadas em 2020, a Coreia do Sul é o atual quarto principal destino do mercado internacional de carne suína – atrás, apenas, de China, Japão e México.

O Brasil ainda possui baixa participação nesse mercado, com apenas 5 mil toneladas embarcadas no ano passado. Mas há boas expectativas com relação ao futuro do mercado sul-coreano para o Brasil. Hoje, somente Santa Catarina pode embarcar produtos para a Coreia do Sul, graças ao status de livre de aftosa sem vacinação – uma exigência das autoridades daquele país asiático.

Rio Grande do Sul e Paraná

Com a recente inclusão do Rio Grande do Sul e Paraná – respectivamente, segundo e terceiro maiores exportadores de carne suína do Brasil – entre as áreas livres da enfermidade sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), espera-se que, em breve, as vendas para o mercado asiático ganhem novo impulso.

“Temos boas expectativas quanto ao breve aceite das autoridades da Coreia do Sul sobre esse novo status dos territórios gaúcho e paranaense. Os exportadores brasileiros construíram um relacionamento sólido com a Coreia do Sul e, exatamente por isso, estamos investindo tantos esforços de imagem para reforçar, ainda mais, a percepção de qualidade do produto brasileiro junto a esse mercado”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.

Fonte: Portal Paraná[:]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.