Sanex

Desempenho do frango vivo na 1ª metade de fevereiro

[:pb]Não acontecendo nada de inesperado, o frango vivo comercializado no interior paulista chegou no dia 14, à metade do mês de fevereiro completando exatos 30 dias com a mesma cotação: R$2,50/kg, valor que permanece como referência do setor desde 16 de janeiro passado.

“Valor de referência”, explica-se, porque aplicável apenas ao produto programado, hoje correspondente à maior parte da produção do Estado. Ou seja: as ofertas sem destinação previamente definida – vindas de (poucos) produtores independentes e de integrações – sujeitam-se a valores inferiores, pois o mercado é fraco. A despeito de a primeira metade do mês ser, normalmente, o melhor período de vendas do mês.

Em outras palavras, o mercado não vem apresentando o comportamento habitual de todo mês. Nem mesmo o de fevereiro do ano passado, ocasião em que, nesta data, o frango vivo experimentava valorização de 8% em relação ao preço inicial do mês (os mesmos R$2,50/kg de hoje) e entrava em um período de estabilização que se estendeu até meados de março.

Sem ter registrado a reação de um ano atrás, agora até a continuidade dessa estabilidade de 30 dias é posta em dúvida. Porque, especialmente, hoje começa a Quaresma, período religioso em que o consumo de carnes ainda experimenta alguma restrição.

É verdade que, em 2017, a estabilidade do frango vivo se manteve depois do Carnaval, persistindo nos primeiros 12 dias de Quaresma e até propiciando breve alta de preços na seqüência.

A diferença é que, lá, a Quaresma começou no primeiro dia de março e, assim, seu início coincidiu com o período de maior demanda do mês. Agora, ela coincide com o momento de declínio da demanda. Portanto, há muito pouco a esperar.

Fonte: AviSite[:]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.