fbpx
Sanex Manejo nutricional fase inicial

Fev 05

O uso de eletrólitos via água é uma das ferramentas mais importantes na produção animal, pois consegue recuperar mais rapidamente os animais da desidratação e desequilíbrio ácido-básico

 

No Brasil, o clima tropical está presente em boa parte do território, onde há regiões quentes o ano todo ou pelo menos parte dos 12 meses. Sendo um grande produtor de frangos de corte e suínos, essa temperatura elevada pode afetar consideravelmente a produção e aumentar a taxa de mortalidade.

Os aviários climatizados podem sofrer com falhas na rede elétrica, o que pode ser fatal para os frangos. Por conta do seu metabolismo acelerado e elevada produção de calor, os frangos de corte são muito susceptíveis ao estresse calórico nas condições brasileiras. Já os suínos, em temperaturas elevadas, utilizam mecanismos compensatórios, alterando as exigências nutricionais, o que afeta os resultados zootécnicos.

E para evitar isso, quais os principais cuidados que os produtores devem ter?

– Planejamento adequado das instalações, quando são utilizadas instalações mais antigas é importante a realização de adequações para garantir bom sombreamento, drenagem e ventilação;

– Correto armazenamento e distribuição de água;

– Número adequado de animais por instalação;

– Ventilação adequada.

Eletrólitos

Além dos cuidados com as instalações, é importante que os produtores utilizem outros recursos como os eletrólitos, que contribuem tanto de forma preventiva quanto para a recuperação dos animais.

O uso de eletrólitos via água é uma das ferramentas mais importantes na produção animal, pois consegue recuperar mais rapidamente os animais da desidratação e desequilíbrio ácido-básico. De forma estratégica e pontual, sua utilização garante excelentes resultados com baixo custo.

Há também a possibilidade de uso preventivo de eletrólitos na primeira semana de alojamento de pintos de 01 dia melhora de forma significativa a uniformidade, ganho de peso e viabilidade na primeira semana. Na suinocultura, o uso preventivo em leitões no período de agrupamento de lotes na creche reduz o estresse, melhora o ganho de peso e a uniformidade dos lotes.  Já no período pré-abate de aves e suínos, o uso preventivo reduz o estresse, reduz a perda de peso, melhora o rendimento e a qualidade das carcaças.

E como os eletrólitos contribuem?

– Contribuem de duas formas:

1) Primeiro de forma preventiva, reduzindo o estresse dos animais nos períodos de maior temperatura;

2) Segundo na recuperação dos animais sob estresse térmico, melhorando a ingestão de água, fazendo a regulação hidroeletrolítica e melhorando o equilíbrio ácido-básico.

Como utilizar os eletrólitos na produção?

– O produto pode e deve ser utilizado tanto com alta quanto com baixa temperatura;

– Quando houver previsão de elevação de temperatura, iniciar a utilização 01 dia antes do pico de calor e 02 dias após;

– Quando houver pico de calor usar durante 03 dias.

Informações: Equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Sanex Veterinária (Curitiba/PR)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *