fbpx
Foto de cabeças de gado em confinamento. Conheça as melhores práticas para a nutrição para bovinos

Ago 22

A nutrição para bovinos é um ponto-chave para garantir a maior produtividade do seu rebanho. Afinal, com a evolução genética das linhagens e dos sistemas produtivos, a alimentação e a suplementação adequadas se tornaram ainda mais importantes para a produtividade do gado de corte e leiteiro e, consequentemente, para a lucratividade no campo.

Mas, você sabe quais são as melhores práticas para assegurar que a carne ou o leite sejam de maior qualidade? Neste post, nós trataremos deste assunto de forma a ajudar-lhe a obter os melhores resultados. Acompanhe!

Como garantir uma nutrição para bovinos de qualidade?

O primeiro passo para garantir a nutrição adequada para a pecuária é definir a meta que se deseja alcançar, como produtividade, maciez da carne, teor de gordura do leite, entre outras. Depois desta etapa, o próximo passo é escolher matérias-primas de qualidade e de boa procedência para formular a ração; realizar o devido armazenamento e fazer o balanceamento conforme a categoria animal.

Ao oferecer o alimento nos cochos, deve-se considerar a área em que está distribuído para garantir que todos os animais tenham acesso, mantendo a uniformidade do lote. E, por fim, é necessária a avaliação do rebanho para acompanhar os resultados das ações e possíveis adequações para cumprir com os objetivos desejados.

No momento da elaboração da dieta, deve-se levar em conta também a idade, o sexo, a fase de produção e demais fatores que tenham impacto sobre a escolha dos insumos e da estratégia que será tomada.

Quais práticas adotar para a devida alimentação do gado?

Para assegurar que a alimentação dos bovinos seja eficiente e alcance as metas de produção estabelecidas, enumeramos as seguintes ações:

  1. Realizar o manejo adequado para garantir a produção de volumosos em quantidade e qualidade que atendam às demandas do rebanho;
  2. Promover o manejo e o bem-estar animal, para que o gado possa se alimentar adequadamente;
  3. Garantir a qualidade e quantidade adequada de água para a melhor digestibilidade e consumo de ração;
  4. Usar aditivos para complementar a alimentação, aumentar a produtividade e reduzir os custos nutricionais;
  5. Escolher matérias-primas de qualidade e de fornecedores de confiança.

Por que usar aditivos para a nutrição na pecuária?

Além de ter uma importância inegável, a nutrição para bovinos é um dos elementos com maior impacto sobre os custos de produção, correspondendo a até 60% da atividade pecuária. Então, você pode imaginar como este aspecto precisa de uma atenção especial!

Mas a boa notícia é que, por meio do uso de aditivos, é possível reduzir estes custos e melhorar o desempenho zootécnico do rebanho. Isso ocorre porque, muitas vezes, apenas ingredientes como o milho, o farelo de soja e o sorgo não são o bastante para fornecer  todas as proteínas, os minerais, as vitaminas e a gordura necessários para o maior aproveitamento, seja no sistema de confinamento, seja no de pastagem.

Outro ponto importante dos aditivos é que eles podem complementar a nutrição, o que possibilita a inclusão de subprodutos industriais como alimentos ricos em gordura, o que pode reduzir os custos com alimentação.

Entre os aditivos que têm esta função estão os emulsificantes, que melhoram o aproveitamento energético, a conversão alimentar e a qualidade do leite e da carcaça dos animais.

Devido ao complexo sistema digestório dos bovinos, é preciso cuidado ao escolher as melhores fontes de energia. Os ingredientes energéticos lipídicos como gérmen de milho, DDGs, caroço de algodão, entre outros, são opções que, além de apresentar alto teor de energia, têm uma oferta cada vez mais crescente no mercado, o que permite a redução do custo alimentar.

Entretanto, recomendamos o uso de melhoradores de desempenho feitos a partir de matérias-primas naturais que não prejudicam a digestão e a absorção no sistema digestivo, a exemplo do POWERBOV, da Sanex.

Ao seguir estas recomendações, a nutrição para bovinos da sua fazenda terá uma maior qualidade, fazendo com que haja uma redução significativa nos custos, um aumento na qualidade dos animais e na lucratividade da sua produção! Para receber mais dicas e informações sobre este assunto, siga as nossas páginas no Facebook, no Instagram e no Linkedin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *