fbpx
Pintinhos se alimentam em granja. Entenda o que é biosseguridade e qual a sua importância

Jun 14

A biosseguridade é uma preocupação que faz parte do dia a dia de todos os produtores brasileiros. Num momento em que a influenza aviária se alastra pelo mundo e está presente em aves silvestres no Brasil, ações para garantir a saúde dos animais tornam-se ainda mais necessárias.

Neste texto, nós explicaremos o que é a biosseguridade e como implementar um programa eficaz na sua propriedade. Acompanhe!

O que é biosseguridade?

A biosseguridade é um conjunto de procedimentos técnicos que têm como objetivo prevenir, reduzir e controlar de forma direta ou indireta os desafios que surgem na produção animal diante dos agentes patogênicos.

Além de reduzir os riscos de enfermidades, as medidas visam a diminuir a presença de resíduos contaminantes que possam adoecer as aves e os suínos. Mas, para isso, é preciso que as ações estejam integradas entre si e que sejam constantemente monitoradas. 

Como implementar um programa de biosseguridade?

A criação e implantação de um programa de biosseguridade passa por um processo de avaliação e definição dos riscos e desafios aos quais o sistema de produção está sujeito. 

Como dissemos no início do texto, na avicultura a influenza aviária é hoje uma das principais enfermidades a serem evitadas. Entretanto, existem outros problemas que afetam as aves, como a salmonella. Já na suinocultura, podemos citar a influenza e a diarreia epidêmica dos suínos (PEDv) como exemplos.

A seguir, enumeramos algumas ações a serem tomadas para implementar um programa eficaz de biosseguridade nas suas instalações:

Restrição de circulação de pessoas, veículos e equipamentos

Uma das fontes de contaminação das criações são as pessoas, veículos, máquinas e equipamentos que circulam nas granjas. Por isso, é preciso que as visitas sejam restringidas e monitoradas, assim como é necessária a realização da devida desinfecção.

Para o controle do tráfego nos galpões, os visitantes precisam também usar uniformes com um código de cores predefinido.

Vazio Sanitário

Um dos períodos mais importantes para garantir a saúde dos animais, o vazio sanitário é o momento em que a propriedade permanece vazia para que haja a devida limpeza seguida de desinfecção do ambiente.

Além disso, outra medida a ser tomada pelos suinocultores é a quarentena dos novos animais a serem introduzidos no rebanho.

Controle de agentes infecciosos

Existem uma série de vetores de doenças para os rebanhos, como outros animais e insetos, a exemplo de roedores, pássaros, moscas e animais silvestres e domésticos. Logo, é essencial manter o controle e a distância das criações para o controle de possíveis doenças.

Vacinação

Para a escolha do protocolo de vacinação, é preciso que os produtores considerem as devidas recomendações técnicas, tendo em vista os problemas sanitários ocorridos na região em que a granja está situada.

Qualidade da ração e da água

Manter a atenção na qualidade da ração e da água é fundamental para o bem-estar e saúde animal. Por isso, recomendamos o uso de aditivos para a nutrição, de forma a aumentar a imunidade e o desempenho zootécnico da sua criação e evitar que as aves e suínos adoeçam com facilidade.

Na Sanex, contamos com soluções para todas as fases da produção e que trazem redução de perdas e economia para o seu negócio. Para conhecer mais sobre nossas soluções para diferentes espécies, acesse a nossa página de produtos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *