Sanex

Como evitar o estresse térmico na produção de aves e suínos

[:pb]O uso de eletrólitos via água é uma das ferramentas mais importantes na produção animal, pois consegue recuperar mais rapidamente os animais da desidratação e desequilíbrio ácido-básico

 

No Brasil, o clima tropical está presente em boa parte do território, onde há regiões quentes o ano todo ou pelo menos parte dos 12 meses. Sendo um grande produtor de frangos de corte e suínos, essa temperatura elevada pode afetar consideravelmente a produção e aumentar a taxa de mortalidade.

Os aviários climatizados podem sofrer com falhas na rede elétrica, o que pode ser fatal para os frangos. Por conta do seu metabolismo acelerado e elevada produção de calor, os frangos de corte são muito susceptíveis ao estresse calórico nas condições brasileiras. Já os suínos, em temperaturas elevadas, utilizam mecanismos compensatórios, alterando as exigências nutricionais, o que afeta os resultados zootécnicos.

E para evitar isso, quais os principais cuidados que os produtores devem ter?

– Planejamento adequado das instalações, quando são utilizadas instalações mais antigas é importante a realização de adequações para garantir bom sombreamento, drenagem e ventilação;

– Correto armazenamento e distribuição de água;

– Número adequado de animais por instalação;

– Ventilação adequada.

Eletrólitos

Além dos cuidados com as instalações, é importante que os produtores utilizem outros recursos como os eletrólitos, que contribuem tanto de forma preventiva quanto para a recuperação dos animais.

O uso de eletrólitos via água é uma das ferramentas mais importantes na produção animal, pois consegue recuperar mais rapidamente os animais da desidratação e desequilíbrio ácido-básico. De forma estratégica e pontual, sua utilização garante excelentes resultados com baixo custo.

Há também a possibilidade de uso preventivo de eletrólitos na primeira semana de alojamento de pintos de 01 dia melhora de forma significativa a uniformidade, ganho de peso e viabilidade na primeira semana. Na suinocultura, o uso preventivo em leitões no período de agrupamento de lotes na creche reduz o estresse, melhora o ganho de peso e a uniformidade dos lotes.  Já no período pré-abate de aves e suínos, o uso preventivo reduz o estresse, reduz a perda de peso, melhora o rendimento e a qualidade das carcaças.

E como os eletrólitos contribuem?

– Contribuem de duas formas:

1) Primeiro de forma preventiva, reduzindo o estresse dos animais nos períodos de maior temperatura;

2) Segundo na recuperação dos animais sob estresse térmico, melhorando a ingestão de água, fazendo a regulação hidroeletrolítica e melhorando o equilíbrio ácido-básico.

Como utilizar os eletrólitos na produção?

– O produto pode e deve ser utilizado tanto com alta quanto com baixa temperatura;

– Quando houver previsão de elevação de temperatura, iniciar a utilização 01 dia antes do pico de calor e 02 dias após;

– Quando houver pico de calor usar durante 03 dias.

Informações: Equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Sanex Veterinária (Curitiba/PR)[:]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.