Sanex

ALIMENTA 2025 tem programação robusta com foco em sanidade, mercado e inovação

O evento reúne, em um único ambiente, lideranças do setor produtivo, autoridades e especialistas para discutir os grandes desafios das cadeias de proteína animal do Brasil.

O ALIMENTA – Congresso e Feira Internacional de Proteína Animal será realizado entre os dias 16 e 18 de junho, no Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba (PR), com uma programação intensa voltada à avicultura, suinocultura, bovinocultura, leite, ovos e pescados. O evento reúne, em um único ambiente, lideranças do setor produtivo, autoridades e especialistas para discutir os grandes desafios das cadeias de proteína animal do Brasil. A programação contempla painéis de alto nível, reuniões técnicas, feira de negócios e painéis temáticos.

Dia 16: Sanidade e articulação institucional abrem o evento

O primeiro dia começa com a abertura do credenciamento às 08 horas, seguida da Programação Técnica Adapar – Saúde Animal. A partir das 08h30, ocorrem as reuniões dos Comitês Coesa, Coesui e Coesaqua, com médicos-veterinários, produtores e autoridades, discutindo a integração das cadeias produtivas e aspectos técnicos e legais.

Às 09h30, tem início a I Reunião do Grupo Diga Sim ao SIM, com representantes dos estados participantes do Cosud (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo). A pauta inclui balanço dos avanços do projeto, incentivo aos municípios para adequação ao Sisbi/POA e capacitação dos SIMs.

O período da tarde inicia às 14 horas com o Painel de CEOs: Economia e Mercados, reunindo lideranças da indústria da proteína animal. Em seguida, às 16h30, o economista e diplomata Marcos Troyjo ministra a Palestra Magna: Cenário Global das Proteínas Animais: Passado, Presente e Futuro. A solenidade de abertura será às 18 horas, seguida de coquetel de boas-vindas e visitação aos estandes. O encerramento do dia está previsto para as 22 horas.

Dia 17: Cadeia produtiva em debate com presença de ex-ministros e lideranças do agro

O segundo dia abre com o Painel Mercado Global, às 08h30, conduzido por Antônio Cabrera Mano Filho, médico-veterinário e ex-ministro da Agricultura, que abordará os desafios para tornar perene o protagonismo do Brasil na exportação de proteínas.

Às 10 horas, Paulo Guedes, ex-ministro da Economia, falará sobre os desafios na abertura de novos mercados. Em seguida, às 11 horas, Ricardo Santin, presidente da ABPA, discute o panorama global e a preparação do Brasil para os desafios internacionais.

Na sequência, às 14 horas, Roberto Perosa, presidente da Abiec, conduz o painel sobre diplomacia geopolítica e protagonismo do Brasil na exportação de proteínas. Às 15 horas, Sebastião Borges (Vaccinar) fala sobre tecnologias aplicadas à sustentabilidade na produção de aves.

A programação técnica da tarde inclui, às 16h10, a Reunião dos Gestores Estaduais dos Serviços de Inspeção, com representantes dos SIEs. Paralelamente, ocorre o Encontro com empresas credenciadas para inspeção sanitária industrial junto à Adapar e o painel sobre casos de sucesso no combate à Influenza aviária (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). O dia termina com visita aos estandes, às 18 horas, e o Jantar do Galo, às 20 horas, para convidados.

Dia 18: Sustentabilidade, biosseguridade e o futuro do Brasil no mercado global

A programação do último dia tem início às 08h15 com duas sessões paralelas: no Auditório Mário De Mari, o zootecnista Thiago Cruz (Vaccinar) discute tecnologias aplicadas à sustentabilidade na suinocultura; e no auditório Caio Amaral Gruber, o professor Luiz Felipe Caron coordena um painel sobre biosseguridade, abordando resiliência, cooperação internacional e competitividade.

Às 09 horas, a Adapar promove um painel sobre zona livre de febre aftosa e peste suína clássica, com participação do Mapa. Encerrando a programação, às 11 horas, o secretário de comércio exterior do Mapa, Luís Rua, apresenta a palestra Panorama Global: O que vendemos e o que o mundo espera de nós.

O encerramento oficial do ALIMENTA 2025 está previsto para as 12 horas.

Fonte: O Presente Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.