Sanex

Biosseguridade: entenda o que é e qual a sua importância

A biosseguridade é uma preocupação que faz parte do dia a dia de todos os produtores brasileiros. Num momento em que a influenza aviária se alastra pelo mundo e está presente em aves silvestres no Brasil, ações para garantir a saúde dos animais tornam-se ainda mais necessárias.

Neste texto, nós explicaremos o que é a biosseguridade e como implementar um programa eficaz na sua propriedade. Acompanhe!

O que é biosseguridade?

A biosseguridade é um conjunto de procedimentos técnicos que têm como objetivo prevenir, reduzir e controlar de forma direta ou indireta os desafios que surgem na produção animal diante dos agentes patogênicos.

Além de reduzir os riscos de enfermidades, as medidas visam a diminuir a presença de resíduos contaminantes que possam adoecer as aves e os suínos. Mas, para isso, é preciso que as ações estejam integradas entre si e que sejam constantemente monitoradas. 

Como implementar um programa de biosseguridade?

A criação e implantação de um programa de biosseguridade passa por um processo de avaliação e definição dos riscos e desafios aos quais o sistema de produção está sujeito. 

Como dissemos no início do texto, na avicultura a influenza aviária é hoje uma das principais enfermidades a serem evitadas. Entretanto, existem outros problemas que afetam as aves, como a salmonella. Já na suinocultura, podemos citar a influenza e a diarreia epidêmica dos suínos (PEDv) como exemplos.

A seguir, enumeramos algumas ações a serem tomadas para implementar um programa eficaz de biosseguridade nas suas instalações:

Restrição de circulação de pessoas, veículos e equipamentos

Uma das fontes de contaminação das criações são as pessoas, veículos, máquinas e equipamentos que circulam nas granjas. Por isso, é preciso que as visitas sejam restringidas e monitoradas, assim como é necessária a realização da devida desinfecção.

Para o controle do tráfego nos galpões, os visitantes precisam também usar uniformes com um código de cores predefinido.

Vazio Sanitário

Um dos períodos mais importantes para garantir a saúde dos animais, o vazio sanitário é o momento em que a propriedade permanece vazia para que haja a devida limpeza seguida de desinfecção do ambiente.

Além disso, outra medida a ser tomada pelos suinocultores é a quarentena dos novos animais a serem introduzidos no rebanho.

Controle de agentes infecciosos

Existem uma série de vetores de doenças para os rebanhos, como outros animais e insetos, a exemplo de roedores, pássaros, moscas e animais silvestres e domésticos. Logo, é essencial manter o controle e a distância das criações para o controle de possíveis doenças.

Vacinação

Para a escolha do protocolo de vacinação, é preciso que os produtores considerem as devidas recomendações técnicas, tendo em vista os problemas sanitários ocorridos na região em que a granja está situada.

Qualidade da ração e da água

Manter a atenção na qualidade da ração e da água é fundamental para o bem-estar e saúde animal. Por isso, recomendamos o uso de aditivos para a nutrição, de forma a aumentar a imunidade e o desempenho zootécnico da sua criação e evitar que as aves e suínos adoeçam com facilidade.

Na Sanex, contamos com soluções para todas as fases da produção e que trazem redução de perdas e economia para o seu negócio. Para conhecer mais sobre nossas soluções para diferentes espécies, acesse a nossa página de produtos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.