Sanex

EUA vai supervisionar produção de carnes de laboratório

[:pb]Agências oficiais da Agricultura e Saúde dos Estados Unidos anunciaram no dia 7/3 um acordo formal para supervisionar a produção de carnes de laboratório. O acordo foi estabelecido entre o FSIS (Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar), ligado ao USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), e a FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos), ligada ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

Segundo divulgação do USDA, o acordo determina os papéis e responsabilidades de cada agência na supervisão da produção, assim como as formas como cada uma poderá colaborar para regulação do desenvolvimento e a entrada das carnes de laboratório no comércio. O Departamento destaca que a abordagem regulatória compartilhada poderá garantir que os produtos cultivados em células derivadas das linhas celulares de gados e aves sejam “produzidos com segurança e rotulados com precisão“.

Os consumidores confiam na marca de inspeção do USDA para garantir produtos seguros, saudáveis e precisamente rotulados”, afirma o subsecretário adjunto de Segurança Alimentar do USDA, Mindy Brashears. “Esperamos continuar colaborando com a FDA e nossos parceiros para regular esses novos produtos e garantir paridade na rotulagem”, completa.

Frank Yiannas, que é adjunto da Comissão para Política Alimentar da FDA, destaca a necessidade de garantir a segurança e rotulagem adequada da carne produzida em laboratório. “A colaboração entre o USDA e a FDA nos permitirá aproveitar a expertise de cada agência para abordar as inúmeras considerações técnicas e regulatórias que podem surgir com o desenvolvimento de produtos alimentícios cultivados com células animais, para consumo humano“, afirma.

A partir do acordo, a FDA ficará responsável por supervisionar a coleta, o banco de células e o crescimento e diferenciação das mesmas. Por sua vez, o FSIS supervisionará a produção e rotulagem da carne produzida a partir de células de gado e aves.

No início de 2018 a Associação dos Pecuaristas dos Estados Unidos apresentou uma petição ao USDA para impedir que empresas produtoras de cultivo de carne em laboratório utilizem termos como carne.

Nos dias 23 e 24 de outubro de 2018, o FSIS e a FDA realizaram uma reunião pública conjunta para discutir o uso da tecnologia de cultura de células para desenvolver produtos derivados de gado e aves. A reunião pública concentrou-se nos riscos potenciais, considerações de vigilância e rotulagem da carne de laboratório.

Fonte: AviNews[:]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.