Sanex

Carne de frango inspecionada: volume 1% maior até setembro

[:pb]Combinados com os resultados anteriores, os dados do IBGE relativos ao terceiro trimestre do ano revelam que embora o número de cabeças de frango abatidas nos nove primeiros meses de 2017 tenha recuado (1,34% a menos), a carne por eles produzida aumentou 1,37%. O resultado decorre de uma produtividade maior: no período, o peso médio do frango abatido aumentou perto de 3%.

Considerados os 12 meses decorridos entre outubro de 2016 e setembro de 2017 ocorreu redução no número de cabeças abatidas em sete meses (outubro, novembro, dezembro, fevereiro, abril, junho e julho), enquanto em outros dois meses (agosto e setembro) o incremento foi apenas marginal.

Mas a redução no volume de carne ficou restrita a seis meses. Porque, em essência, a redução de meio por cento no número de cabeças abatidas no mês de julho foi totalmente neutralizada por um aumento de 3,71% no peso médio do frango abatido. Com isso, o volume de carne do mês aumentou 3,16%.

Neste ano, a maior redução nos abates ocorreu em abril, mês em que o número de cabeças abatidas recuou quase 10%. No entanto, o volume de carne delas proveniente experimentou redução visivelmente menor (-5,17%), pois o peso médio do frango então abatido registrou alta de quase 4,5%, o índice mais elevado observado nos últimos 12 meses.

Mesmo assim, esse não foi o maior peso registrado no período. O recorde (aparentemente, de todos os tempos) ocorreu em maio, mês em que o peso médio do frango abatido ficou em 2,378 quilos.

A ressaltar que os dados do IBGE não abrangem a totalidade da produção brasileira, pois se referem, exclusivamente, aos frangos abatidos em estabelecimentos sob inspeção federal (93,04% do total de carne produzida nos nove primeiros meses de 2017) , estadual (6,88% do total) ou municipal (0,08%).

 

Fonte: Avisite[:]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.