fbpx
20210922_grafico_3

Set 22

Segundo dados divulgados pela Fundação Procon em convênio com o Dieese, a cesta básica de agosto apresentou evolução mensal de 1,1%, com o grupo dos alimentos apontando índice levemente superior, de quase 1,3%. Compondo esse grupo, a dúzia de ovos apresentou índice negativo de 0,8%, enquanto em doze meses atingiu aumento de 25,3%.

Na base de produção houve evolução positiva de quase 4,5% sobre o mês anterior, enquanto na comparação em doze meses atingiu índice de crescimento excepcional de 69%.

O resultado foi um preço médio recebido pelo produtor equivalendo a 45,3% do valor recebido no varejo, significando nova melhora mensal e a segunda melhor relação do período analisado.

Passados dois terços de setembro, o preço médio alcançado na base produtiva indica a possibilidade dessa relação continuar superando os 40% pelo oitavo mês consecutivo. Porém, isso tem pouco significado, pois a grande diferença na relação entre o preço na base de produção e o comercializado no varejo é que enquanto os varejistas conseguem rentabilidade na comercialização do produto, os avicultores convivem com preços onerosos.

Fonte: Ovosite

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *