fbpx
avicultura

Jul 28

Os emulsificantes são aditivos nutricionais que melhoram o aproveitamento da energia da ração. Ao usá-los, ocorre uma menor adição de gordura na dieta, resultando em menores custos com nutrição. Isso ocorre, porque os emulsificantes facilitam a ação das enzimas digestivas, através da sua capacidade de quebrar a gordura e melhorar o aproveitamento dos lipídeos da ração.

O mercado de emulsificantes naturais é dominado pela lecitina*, o que representa uma variedade de fontes, formatos e funcionalidades. Por conta de sua disponibilidade e propriedades emulsificantes a fonte mais comum é a soja. Estima-se que 95% da lecitina seja produzida comercialmente a partir da soja.

Outras fontes comerciais incluem o óleo de palma, o óleo de canola e o óleo de girassol. A vantagem da lecitina da soja é que ela pode ser usada como ingrediente alimentar, servindo como estabilizador vitamínico, protegendo as vitaminas A e E contra oxidações, e servindo como fonte de colina, inositol e outros componentes estimulantes do crescimento.

Lecipalm

A Sanex oferece ao mercado o Lecipalm, o principal emulsificante da empresa, que permite menor adição de energia à alimentação animal — para cada tonelada, são necessários de 500g a 1kg do produto. Lecipalm é um aditivo emulsificante à base de lecitina refinada de soja, precursores de emulsificantes e enriquecida com óleo de palmiste.

Em comparação com outras fontes de energia, o Lecipalm oferece melhor digestibilidade e maior aproveitamento da energia da ração. Os emulsificantes não substituem as gorduras, mas permitem que sejam usadas em menor quantidade na ração.

Ao adicionar o Lecipalm na ração, há uma redução média de 50 kcal de gordura nas rações. Então, se você precisar, por exemplo, de 2.000 kcal na ração, você pode substituir de 50 kcal de outras gorduras e usar o Lecipalm.

A energia é hoje o que há de mais caro na ração. Com os emulsificantes, os produtores podem reduzir em R$ 25 o custo total da dieta da ração por tonelada diminuindo a contribuição de outras gorduras em 50 kcal. Essa é uma economia grande, porque a energia vem subindo sistematicamente. Para se ter uma ideia, em 2021 o custo dos óleos e gorduras em geral subiu quase 30%.

Linha de emulsificantes Sanex

  • Lecipalm (indicado para ruminantes, cães, gatos, peixes, aves e suínos, mas com foco nas duas últimas espécies).
  • Lecipal plus (foco em aves e suínos. É o Lecipalm com adição dos ácidos orgânicos).
  • Fatex LC (foco em matrizes pesadas e ovos).

Além do Lecipalm, a Sanex conta com uma versão livre de organismos geneticamente modificados (NON GMO). Em formulação estão novos emulsificantes exclusivos para peixes, camarões e para ruminantes.

 

*Lecitina

Lecitina é o nome comercial dado a uma mistura de compostos da família dos lipídios que ocorrem na natureza designados genericamente de fosfolipídios ou fosfatídeos. Além de aumentarem a palatabilidade, os lipídios são constituintes importantes da dieta pelos seus elevados valores energéticos e atuam como veículo alimentar para as vitaminas lipossolúveis, e fornecem os ácidos graxos poli-insaturados essenciais que o organismo é incapaz de sintetizar.

 

No organismo, a assimilação de lipídeos pode ser dividida em quatro fases: emulsificação, hidrólise, formação de micela e absorção. A emulsificação é o processo de redução das gotículas de gordura a um tamanho que forme suspensão estável na água ou em soluções aquosas.

 

 

Informações: Equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Sanex Veterinária (Curitiba/PR)

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *