fbpx
Sanex Manejo nutricional fase inicial

Set 21

Os ácidos orgânicos melhoram a saúde intestinal das aves também nessa fase

Um manejo bem realizado na primeira semana de vida dos frangos de corte pode ser o responsável pelo sucesso (Ou fracasso) da produção. Essa fase representa mais de 15% do período de criação. Além dos cuidados com o alojamento, temperatura e iluminação, outro item essencial é a nutrição. A seguir algumas dicas referentes a nutrição para ajudar o produtor a garantir bons resultados na produção:

  • Ração e a água devem estar disponíveis à vontade durante todo o período de criação;
  • Qualidade das matérias primas, utilização de ingredientes de alta digestibilidade, atendimento aos requerimentos nutricionais e a utilização de aditivos tecnológicos;
  • Os ácidos orgânicos são ótimas alternativas para substituir os antibióticos promotores de crescimento (APC), os quais deprimem o desenvolvimento de microrganismos indesejáveis ou patogênicos. Os ácidos orgânicos na alimentação animal melhoram o desempenho zootécnico dos animais, uma vez que eles podem exercer ação sobre a população microbiana no trato gastrointestinal e favorecem a manutenção da integridade intestinal, sem ocasionar prejuízos no desempenho;
  • As linhas de comedouros e bebedouros devem ser reguladas à medida em que as aves crescem, a borda ou a calha deve estar no nível do dorso da ave. Isso permitirá o fácil acesso e diminuirá o desperdício.
  • A temperatura e a qualidade da água devem ser avaliadas com frequência, pois as aves reduzem drasticamente o consumo de água se ela estiver em temperatura alta. Consequentemente, ao reduzir o consumo de água, reduzem a ingestão de ração, o que prejudica o crescimento e desenvolvimento.

Conheça o Neoacid

O Neoacid é um aditivo regulador de acidez, composto por uma associação de quatro ácidos orgânicos incorporados a uma diferenciada fonte de triglicerídeos e produzido por um exclusivo processo industrial. Desde a sua concepção, diversos trabalhos técnico-científicos foram publicados com o intuito de comprovar sua efetividade em desempenho zootécnico e sob desafios sanitários.

Um desses estudos, realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), é referente a influência positiva do NeoAcid em relação a imunidade das aves. Mostrou-se que o produto atuou eliminando bactérias como a Salmonella Enteritidis de forma eficaz antes mesmo da infecção pela mucosa intestinal. Dessa maneira, as aves permaneceram em equilíbrio imunológico, não mobilizando e nem utilizando reservas de energia para respostas contra agentes sanitários específicos. Assim, a ave possui maior disponibilidade de nutrientes para ganho de peso e produção de ovos.

Atualmente o produto é comercializado em todo o Brasil e encontrado em embalagens de 25 kg. Os interessados podem procurar representantes e assistentes técnicos da Sanex em sua região: sanex.com.br/site/onde-encontrar/

Informações: Equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Sanex Veterinária (Curitiba/PR)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *