fbpx
Neoacid site

Mai 12

Já parou para calcular o quanto a alta do dólar está reduzindo seus ganhos? E o aumento não ocorreu só no caso da soja e do milho. As matérias-primas e aditivos importados para fabricação de rações estão pesando até três vezes mais. A alta recorde da soja e do milho pressionou os custos da produção de suínos. Segundo a Embrapa, no ano, o índice de custos de produção acumula 4,78% de alta. Nos últimos 12 meses, a variação alcança os 45,72%.

Levando em conta que a nutrição animal, segundo levantamento da Embrapa no mês de março (2021) representou 81,42% do custo de produção de suínos, de que forma reduzir esses custos sem diminuir a produtividade? Se abrir mão do milho e do farelo de soja é difícil, substituir os aditivos nutricionais importados pelos nacionais é bem mais fácil.

Aditivos nacionais

Existe ainda aquele antigo paradigma de que produto brasileiro é de menor qualidade que produtos importados. No agronegócio isso não é diferente. De acordo com a equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Sanex Veterinária (Curitiba/PR) é importante ressaltar que pesquisadores, universidades e centros tecnológicos do Brasil são referências internacionais. As agroindústrias e cooperativas são exemplos de produtividade, sanidade e eficácia econômica. Este ambiente de excelência é garantido por testes de eficácia, provas científicas e validações de qualidade.

O Brasil é uma referência internacional nas áreas de ciência e tecnologia ligadas a produção animal. São utilizadas tecnologias industriais conhecidas internacionalmente e outras desenvolvidas no Brasil. Outro fator que garante eficácia técnica e econômica dos aditivos nutricionais nacionais é o desenvolvimento da cadeia de fornecimento de matérias-primas e a customização de equipamentos industriais.

Já os preços dos aditivos nacionais são menores, porque as matérias-primas utilizadas não sofrem o impacto direto do dólar, possuem uma cadeia de fornecimento e logística com custos mais baixos, e os custos industriais e operacionais também são menores. O Brasil é um exemplo de eficácia técnica e econômica na produção animal. A indústria de aditivos nutricionais nacional também!

Informações: Equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Sanex Veterinária (Curitiba/PR)

Publicado na edição de Maio do jornal O Presente Rural

 

O Presente Rural Maio 2021

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *