fbpx
Imagem de David Keller por Pixabay

Set 10

A água bem gerenciada na produção animal também traz benefícios pela possibilidade de inclusão de aditivos nutricionais

A água bem gerenciada na produção animal também traz benefícios pela possibilidade de inclusão de aditivos nutricionais, zootécnicos, vacinas e medicamentos que melhoram a saúde e o desempenho dos animais como, por exemplo: acidificantes solúveis, eletrólitos, suplementos vitamínicos, probióticos, antibióticos solúveis, quimioterápicos, entre outros.

Os benefícios da utilização desses aditivos já são comprovados cientificamente e traz inúmeras vantagens para a produção animal. A principal vantagem do uso da água para suplementação e tratamento é a rapidez da resposta, a economia de produtos e a possibilidade de utilizar ferramentas cada vez mais específicas e eficazes na resolução de problemas sanitários e zootécnicos.

Água potável

Contudo, quando gerenciada de forma errada, a água pode ser um canal de inúmeras doenças para os animais. A água tem grande potencial de veicular patógenos que causam diversas doenças, como tuberculose, febre aftosa, toxoplasmose etc. É importante lembrar que na avicultura milhares de aves têm acesso a água de uma mesma fonte e qualquer comprometimento em seu fornecimento poderá causar sérios danos ao produtor.

Existem algumas práticas que podem ser feitas para diminuir a contaminação dos animais e garantir a biossegurança como, por exemplo, saber a origem da água que será utilizada, dar preferência a poços mais profundos e protegidos e utilizar a cloração, entre outros.

A água oferecida para os animais deve ser potável e estar de acordo com os padrões estipulados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De forma simples e direta, a água que fornecemos aos animais deve ter a mesma qualidade da água que nós bebemos.

 

 

Atenção para três aspectos quando pensamos na água para dessedentação das aves:

Quantidade;

Qualidade físico-química;

Qualidade microbiológica.

De forma simples e direta, a água que fornecemos aos animais deve ter a mesma qualidade da água que nós bebemos.

 

Confira também o texto: “Controle da água na produção de aves e suínos”

Informações: Equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Sanex Veterinária (Curitiba/PR)

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *