fbpx
alimenta-2025

mai 23

O evento reúne, em um único ambiente, lideranças do setor produtivo, autoridades e especialistas para discutir os grandes desafios das cadeias de proteína animal do Brasil.

O ALIMENTA – Congresso e Feira Internacional de Proteína Animal será realizado entre os dias 16 e 18 de junho, no Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba (PR), com uma programação intensa voltada à avicultura, suinocultura, bovinocultura, leite, ovos e pescados. O evento reúne, em um único ambiente, lideranças do setor produtivo, autoridades e especialistas para discutir os grandes desafios das cadeias de proteína animal do Brasil. A programação contempla painéis de alto nível, reuniões técnicas, feira de negócios e painéis temáticos.

Dia 16: Sanidade e articulação institucional abrem o evento

O primeiro dia começa com a abertura do credenciamento às 08 horas, seguida da Programação Técnica Adapar – Saúde Animal. A partir das 08h30, ocorrem as reuniões dos Comitês Coesa, Coesui e Coesaqua, com médicos-veterinários, produtores e autoridades, discutindo a integração das cadeias produtivas e aspectos técnicos e legais.

Às 09h30, tem início a I Reunião do Grupo Diga Sim ao SIM, com representantes dos estados participantes do Cosud (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo). A pauta inclui balanço dos avanços do projeto, incentivo aos municípios para adequação ao Sisbi/POA e capacitação dos SIMs.

O período da tarde inicia às 14 horas com o Painel de CEOs: Economia e Mercados, reunindo lideranças da indústria da proteína animal. Em seguida, às 16h30, o economista e diplomata Marcos Troyjo ministra a Palestra Magna: Cenário Global das Proteínas Animais: Passado, Presente e Futuro. A solenidade de abertura será às 18 horas, seguida de coquetel de boas-vindas e visitação aos estandes. O encerramento do dia está previsto para as 22 horas.

Dia 17: Cadeia produtiva em debate com presença de ex-ministros e lideranças do agro

O segundo dia abre com o Painel Mercado Global, às 08h30, conduzido por Antônio Cabrera Mano Filho, médico-veterinário e ex-ministro da Agricultura, que abordará os desafios para tornar perene o protagonismo do Brasil na exportação de proteínas.

Às 10 horas, Paulo Guedes, ex-ministro da Economia, falará sobre os desafios na abertura de novos mercados. Em seguida, às 11 horas, Ricardo Santin, presidente da ABPA, discute o panorama global e a preparação do Brasil para os desafios internacionais.

Na sequência, às 14 horas, Roberto Perosa, presidente da Abiec, conduz o painel sobre diplomacia geopolítica e protagonismo do Brasil na exportação de proteínas. Às 15 horas, Sebastião Borges (Vaccinar) fala sobre tecnologias aplicadas à sustentabilidade na produção de aves.

A programação técnica da tarde inclui, às 16h10, a Reunião dos Gestores Estaduais dos Serviços de Inspeção, com representantes dos SIEs. Paralelamente, ocorre o Encontro com empresas credenciadas para inspeção sanitária industrial junto à Adapar e o painel sobre casos de sucesso no combate à Influenza aviária (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). O dia termina com visita aos estandes, às 18 horas, e o Jantar do Galo, às 20 horas, para convidados.

Dia 18: Sustentabilidade, biosseguridade e o futuro do Brasil no mercado global

A programação do último dia tem início às 08h15 com duas sessões paralelas: no Auditório Mário De Mari, o zootecnista Thiago Cruz (Vaccinar) discute tecnologias aplicadas à sustentabilidade na suinocultura; e no auditório Caio Amaral Gruber, o professor Luiz Felipe Caron coordena um painel sobre biosseguridade, abordando resiliência, cooperação internacional e competitividade.

Às 09 horas, a Adapar promove um painel sobre zona livre de febre aftosa e peste suína clássica, com participação do Mapa. Encerrando a programação, às 11 horas, o secretário de comércio exterior do Mapa, Luís Rua, apresenta a palestra Panorama Global: O que vendemos e o que o mundo espera de nós.

O encerramento oficial do ALIMENTA 2025 está previsto para as 12 horas.

Fonte: O Presente Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *