Simposio_Tecnico_Avicola_500_inscritos_830x300-300x300

Set 26

Simpósio Técnico da ACAV (Associação Catarinense de Avicultura) superou as expectativas da organização e reuniu mais de 500 pessoas em Florianópolis (SC), nesta terça-feira (25/9), primeiro dia de atividades do evento. A informação foi prestada pelo coordenador geral da 12a edição do Simpósio, Bento Zanoni, durante a solenidade de abertura do encontro.

“Ultrapassamos hoje a expectativa inicial de 500 inscrições e a previsão é de que mais pessoas deverão chegar amanhã”, comemorou Zanoni.

A notícia foi dada na presença do presidente da ACAV, José Antônio Ribas Jr, do Secretário Estadual de Agricultura de Santa Catarina, Airton Spies, do presidente da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), Luiz Alberto Rincoski Faria, do Diretor Técnico da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Ariel Mendes e do Diretor Executivo da ACAV, Ricardo de Gouvêia.

A grande audiência do evento foi destacada pelo presidente da ACAV, que falou sobre a importância do trabalho humano na construção da força da avicultura brasileira. Segundo Ribas, no setor avícola, “cabelos brancos ainda fazem bastante diferença” porque carregam experiência.

“Estamos aqui para afinar os nossos conhecimentos cada vez mais e continuar a jornada de criar competência para o nosso setor”, destacou Ribas. “Muito mais do que tecnologia, máquinas novas, as pessoas que lideram os nossos processos, as nossas indústrias e o nosso setor são fundamentais”, completou.

O diretor executivo da ABPA, Ariel Mendes, comentou com a equipe da aviNews Brasil sobre a importância do Simpósio Técnico da ACAV para a avicultura brasileira. “Na área de reprodução e incubação é o melhor evento que a gente tem”, observou Ariel. “Um evento extremamente técnico, muito focado, com palestras de alto nível e que, mesmo sendo tão específico, continua batendo recordes de público“, completou.

A força da avicultura catarinense foi destacada nos discursos do presidente da ACAV e do Secretário Estadual da Agricultura. Segundo Spies, em 2017 a economia catarinense cresceu 4,3%, enquanto o Brasil cresceu 1%, sendo que o agronegócio é responsável por 29% do PIB (Produto Interno Bruto) do estado. “Nesse cenário, a produção de proteína animal representa 60% do agronegócio, e a avicultura é o nosso capitão“, destacou Spies.

Segundo Ribas, Santa Catarina é um estado de excelência, onde estão localizadas 2 das 3 maiores agroindústrias do Brasil com papel relevante na avicultura mundial. “O agronegócio gera hoje 19 milhões de empregos, num universo de 95 milhões de empregados no Brasil“, observou o presidente da ACAV. “Apenas as 3 maiores agroindústrias do país já empregam quatro vezes mais que toda a indústria automobilística instalada no país“, completou.

O Secretário Estadual de Agricultura apontou como os maiores desafios da avicultura catarinense, manter o seu status sanitário e solucionar o déficit de grãos. “É absolutamente indelegável a responsabilidade de cuidarmos, juntos, setor público e privado, da sanidade dos nossos rebanhos, que é o nosso cartão de visitas“, salientou Spies. “Santa Catarina tem um déficit de mais de 50% da quantidade de milho que consome, mas estamos atentos, trabalhando investimentos em armazenagem, produtividade e outras rotas de abastecimento como a rota do Paraguai“, completou.

Já o presidente da ACAV destacou a necessidade de o próprio setor investir na divulgação de todo o trabalho que permeia a produção avícola brasileira. “Somos um setor gerador de empregos, de riqueza, os municípios onde estamos possuem os maiores IDH’s (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil e temos a obrigação de mostrar que produzimos com cada vez mais qualidade, competência e que o alimento que produzimos é seguro para todas as nossas famílias”, salientou.

A solenidade de abertura da 12a edição do Simpósio Técnico da ACAV foi marcada pela palestra do jornalista João Borges, comentarista de Economia da Globo News e do Jornal da CBN. As empresas Farmabase Saúde Animal e a ECO Animal Health foram as patrocinadoras da palestra.

Fonte: AviNews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *