suinos-630x420

Fev 14

Desde o início deste ano, o SENAR-PR está oferecendo três novos cursos voltados para a suinocultura, desenvolvidos ao longo de 2018, com o objetivo de abranger todas as fases de produção de suínos. As capacitações específicas para etapas do ciclo produtivo são “Reprodução”, “Maternidade” e “Creche”, atendendo a demanda de produtores rurais para a qualificação da mão de obra na atividade.

O curso “Reprodução” possui carga-horária de 20 horas e, nele, serão abordados os procedimentos de inseminação e a fase gestacional das fêmeas. Nesta capacitação, o produtor irá aprender sobre boas práticas e manejo com fêmeas gestantes, machos e futuras matrizes.

O “Maternidade”, de 20 horas, refere-se à fase de parto e pós-parto, em que ocorre o nascimento, criação e amamentação dos leitões recém-nascidos. Nesse estágio, há a seguinte divisão: a mãe volta para a reprodução e o leitão segue para a fase de creche.

O curso “Creche”, com duração de 16 horas, é o estágio de acompanhamento do leitão desmamado, até atingir os 25 quilos. Em seguida, o animal vai para a recria e terminação, onde permanece até atingir entre 80 quilos e 150 quilos, dependendo da indústria, para posteriormente ser encaminhado para o abate.

Segundo a médica-veterinária Nicolle Wilsek, do Departamento Técnico Econômico (Detec) do Sistema FAEP/ SENAR-PR, a suinocultura está passando por aperfeiçoamento e há a necessidade de apidação e qualificação da mão-de-obra. “Até mesmo pela rotatividade de funcionários, é importante que as pessoas envolvidas entendam as diretivas em cada fase em que estão trabalhando, com seus detalhes e particularidades”, ressalta.

Os cursos “Recria e Terminação” e “Toda Granja” já eram capacitações oferecidas pelo SENAR-PR, com duração de 12 e 20 horas, respectivamente.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo: https://www.sistemafaep.org.br/arquivo/index.html?catalog=BI1463&startPage=3

 

Fonte: Paraná Portal com informações do Boletim Informativo FAEP e SENAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *